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Dicas para Iniciantes

Dicas para as aulas técnicas
1. Use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade em todo o processo.

 

2. Durante a aula prática não é permitido usar chinelos e sapatos de salto alto. Usar sempre um sapato confortável. 

3. Não fique nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, atento para quaisquer problemas. Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.


4. Tenha calma desde o começo. Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.

 

5. Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a habilitação. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança. 

6. Lembre de como é ser um pedestre. Respeitar as pessoas que estão caminhando é muito importante. 

7. Leia com atenção a apostila das aulas teóricas, nela estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista. 

8. Seja pontual. Não desperdice o tempo das suas aulas e não chegue atrasado aos testes, pois o Departamento Estadual de Trânsito não tolera atrasos. 

9. Respeite as suas dificuldades. Não adianta forçar o aprendizado, isso apenas aumenta o nervosismo e o prejudica seu desempenho como aluno. 

10. Preste atenção. Aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso. 

11. Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver. 


12. Não dirija com sono. Esteja sempre atento e acordado, afinal, você pode provocar um acidente se dormir ao volante. 

13. Não beba antes de dirigir. Além de proibido, a bebida diminui os reflexos e prejudica seu desempenho, o que é perigoso para você e para as pessoas ao seu redor. 

14. Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.

 

Dicas para o Exame Prático para Categoria "B" (Carro)


Antes de ligar o carro:
1. Ajuste o banco;
2. Ajuste os espelhos retrovisores;
3. Coloque o cinto de segurança;
4. Verifique se o veículo está em ponto morto; 
5. Após isso, dê a partida. 


Durante o percurso:
1. Não sair com o freio de mão puxado;
2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;
3. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo;
4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;
5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);
7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:
1. Dar setas antes de parar o veículo;
2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

 

Dicas para exame prático para categoria "A" (Moto)


Antes de iniciar o percurso:
1. Colocar o capacete; 
2. Regular a jugular e abaixar a viseira; 
3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

Ao iniciar o percurso:
1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;
2. Jogar a segunda marcha até o segundo cone; 
3. Entrar pelos cones pelo lado direito; 
4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo; 
5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;
6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda; 
7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita; 
8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;
9. Entrar no “oito” pelo lado direito;
10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;
11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear. Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;
12. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.
13. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;
14. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.
15. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.   

Durante o percurso:
1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem 
ou freio; 
2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada; 
3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;
4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
5. Entrar pelo lado direito dos cones;
6. Não é necessário regular os espelhos; 
7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução); 
8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto; 
9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória; 

Seguindo todas as dicas, você se sairá muito bem. Boa sorte!

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